BRS Tamani: primeira cultivar híbrida lançada pela Embrapa

imagem do post

A BRS Tamani se destaca por ser a primeira cultivar híbrida lançada pela Embrapa, em parceria com outras instituições. A cultivar híbrida de Panicum maximum foi selecionada por algumas características específicas que vamos explicar neste post.

 

Essa forrageira é recomendada para solos bem drenados, de média a alta fertilidade ou após o cultivo de lavouras anuais, quando em solos de baixa a média fertilidade. Pastagens no bioma Cerrado também são beneficiadas pelas características da BRS Tamani.

 

A cultivar, no entanto, não é indicada para áreas sujeitas a alagamentos, mesmo que temporários, já que essa espécie de forrageira apresenta baixa tolerância a encharcamento do solo.

 

Em estudos da Embrapa realizados em seis localidades do país, a BRS Tamani se destacou pela qualidade. Cerca de 90% das folhas apresentaram elevado valor nutritivo da forragem produzida, especialmente proteína bruta e digestibilidade.

 

A forrageira apresenta florescimento precoce, porte baixo, abundância de folhas e perfilhos, alto vigor e produtividade. Além disso, quando comparada à cultivar Massai, a BRS Tamani apresenta maior ganho de peso individual.

 

Outra característica é sua resistência às cigarrinhas-das-pastagens e facilidade no manejo.

 

A BRS Tamani é uma das forrageiras sob proteção da Embrapa e com apoio da Unipasto. Você pode encontrar esse produto, com garantia de qualidade, em nossos associados.

 

Destaques